terça-feira, 17 de junho de 2008

Comunicar bem é falar o que é proveitoso

Um amigo procurou Sócrates e queria contar algo sobre alguém. O filósofo, gênio do diálogo e da ironia, que prezava acima de tudo o conhecimento e a ética, pediu então que o amigo, antes de contar, submetesse a novidade a um filtro triplo: o que se vai contar é verdadeiro? O que se vai contar tem bondade, isto é, é algo bom para o outro? Terceiro: a necessidade – o que se vai contar é necessário, útil, melhora alguma coisa? O amigo viu então que sua novidade não passaria pelo teste. Se não é certo, nem bom, nem útil, para que contar? – concluiu Sócrates.


Isso vale muito como orientação aos profissionais. O que ele fala traz conseqüências sempre: para si mesmo, para outras pessoas, para a organização. Assim sendo, é bom pensar e refletir antes de falar e, principalmente, aprender a controlar a língua, a compulsão de falar por impulso, por ansiedade, por diversão inconseqüente, por maldade.


Falando o que não se devia


Tudo ia muito bem na entrevista de emprego. De repente, o candidato descontrai-se, fica um pouco mais à vontade, entusiasma-se e faz um comentário desnecessário ou inconseqüente. Imperceptivelmente, uma força negativa começa a operar contra ele. Vejamos:


· Ele critica “disfarçadamente” o ex-chefe, insinuando que ele não era de “pôr a mão na massa” – A primeira coisa que o entrevistador pensa é: será que isso é verdade? O candidato naturalmente não sabe; logo, sua opinião não reflete algo que passaria pelo primeiro filtro. Fofoca não é coisa de gente séria! Verdade duvidosa, informação que não é para o bem, e que é absolutamente inútil. Por que falar?


· Ele insinuou que a diretoria da empresa de que veio é incompetente – Opinião, não fato. Isso vem para o bem, é útil? Acontece que esta empresa tem forte relacionamento com aquela e detestaria ter em um posto de comando alguém que não mede as palavras. Ademais, o entrevistador também admira aquela empresa.


· Ele conta algo folclórico sobre a empresa anterior – Não houve maldade, mas a que vem essa informação? Embora verdadeira, não passa pelo segundo filtro, da bondade, aquilo não é algo que ajude de nenhum modo o ex-empregador. Também não passa pelo filtro da utilidade, evidentemente.


· Igualmente no dia-a-dia do trabalho é importante policiar a própria fala. Todo profissional é permanentemente avaliado no trabalho: pelos colegas, pelos subordinados, pelos superiores. Essa avaliação decorre de dois pontos principais: o que a pessoa faz e o que ela comunica. Tudo aquilo que se diz pode ter um peso importante presente ou futuro sobre a avaliação e sobre o que os outros farão em relação a quem comunicou.


Vejamos uma situação:


O profissional relata um fato incerto do passado que depõe contra um executivo de uma empresa concorrente – Com isso cria uma predisposição negativa contra o outro e leva colegas a insinuarem coisas (também inadequadamente) nas relações com os clientes. De repente, um colega deixa a empresa e vai trabalhar com aquele executivo caluniado e vê que aquela informação é completamente infundada. Telefona para os ex-pares e relata isso. A avaliação do caluniador pelos colegas e subordinados nunca mais será a mesma. Pode-se confiar em alguém assim?


Falas inadequadas


Há algumas falas típicas que comprometem a imagem de competência e profissionalismo que são essenciais para que a pessoa cresça na carreira. Considerando os filtros propostos por Sócrates, eis alguns exemplos de falas a serem evitadas:


O que não se sabe se é verdade:


· Aquilo que não se presenciou.


· Aquilo que se leu ou ouviu em fonte duvidosa.


· Aquilo que é mero fruto de opinião e não de constatação ou estudo sério.


O que não vem para o bem:


· Comentários maldosos sobre a aparência de terceiros.


· Comentários sobre fatos que depõem contra terceiros, que os expõem ao ridículo.


· Comentários sobre questões íntimas ou situações que só interessam aos outros.


· Críticas rancorosas e impensadas.


O que não é útil:


· Tudo o que se disse no item anterior.


· Quaisquer informações, comentários, opiniões infundadas ou inadequadas.


· Observações gratuitas que deixam as pessoas “para baixo”, nervosas, sentidas.


Como vigiar a própria fala


Pelo menos três regras devem ser consideradas pelo profissional que deseja policiar mais sua própria fala e, com isso, ampliar seu potencial de crescimento na carreira:


· Condicionar-se a pensar nos três filtros de Sócrates antes de falar sobre alguém, algum produto, alguma empresa, algum programa de terceiros: verdade, bondade, utilidade.


· Na necessidade de dar informação ou opinião sobre outros ou suas realizações, manter uma postura madura e responsável.


· Considerar que a fala negativa gratuita traz sempre prejuízos de imagem e potencialmente acarreta problemas de relacionamento.


· Controlar a compulsão de julgar e criticar, que usualmente é decorrente da arrogância, da frustração ou de problemas com a própria auto-estima.

Olhar no espelho é sempre um bom comportamento.


Ouvir mais e melhor e falar menos e melhor – eis uma boa regra. Aprender a falar menos, com sabedoria, é relevante. O profissional deve educar-se para que de sua boca saiam palavras que possam honrar sua reputação. E deve aprender a ouvir, para entender melhor e aceitar mais os outros. A melhora nessas habilidades fundamentais trará efeitos positivos tanto para sua imagem quanto para sua carreira.


Fonte: http://www.manager.com.br/reportagem/reportagem.php?id_reportagem=1225

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Muito bom o blog de vcs...
SÉRIOOOO...
bjão

Michel Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michel Garcia disse...

.....sou a favor do ditado popular "Deus deu duas orelhas e uma boca pra gente escutar o dobro do que fala".... isso costuma funcionar em ambientes coorporativos! Meninas, estou gostando do Blog de vocês... vou falar pro pessoal aqui da empresa ler!

Anônimo disse...

Olá,

Gostei muito do material, vou até indicar para alguns amigos, acredito que estas informações são muito úteis, principalmente para quem esta entrando no mercado de trabalho.

Bjs.

Anônimo disse...

Adorei o conteúdo, adoro ler blogs como o de vocês, pois conseguimos encontrar informações interessantes e filtradas, pois às vezes ficamos horas na Internet e não encontramos informações tão focadas. Continuem postando...

Anônimo disse...

Gostei do blog...

Principalmente desse post. Todo mundo diz q é importante se comunicar, mas nem sempre dizem q se for pra falar besteira o melhor é ficar quieto, hehe

Parabéns!